Artesanato

Flores de tecido: saiba como fazer

Flores de tecido

As flores de tecido são muito populares no artesanato, e podem ser utilizadas de diversas maneiras para ser um detalhe em roupas, diversos tipos de capa para objetos, entre outras coisas.

Para fazer essas flores, o melhor tipo de fio normalmente é a lã, ou outras linhas de sua preferência utilizadas para tricotar, uma vez que são fáceis de se trabalhar e são melhores para segurar e manter a forma da flor muito bem. Porém, se você quer flores de tecido não tricotadas, você pode escolher alguns tipos de malha (mais indicados), ou mesmo tecidos de algodão, apesar deles não serem muito bons para manter a forma da flor.

Flores de tecido (Utilizando malha)

Você vai precisar de:

  • Tecido em malha
  • Linha para costurar
  • Elástico para costurar
  • Feltro
  • Máquina de costura (opcional)
  • Cola de tecido

Para começar a fazer suas flores de tecido, corte algumas tiras de malha de cerca de 3 a 4 centímetros de largura (de uma camiseta velha ou do tecido que você comprou). Esse tamanho é para flores médias, então, se quiser fazer flores maiores ou menores, você pode aumentar ou diminuir o tamanho das tiras de malha.

Agora que cortou cerca de 6 tiras de tecido, recorte um círculo dessa mesma malha ou de outro tecido resistente, para usar como a base da sua flor (lembre-se que ele deverá ser do tamanho da flor que você deseja).

Em seguida, pegue suas tiras e costure um pequeno fio de elástico ao longo de toda sua extensão, com a ajuda de uma máquina de costura se possível. Mas se você não tem nenhum fio elástico, você pode escolher ir costurando sua tira com uma linha comum, mas fazendo “fuxicos” enquanto costura, dando uma maior textura para a sua flor.

Agora, com todas as suas tiras já costuradas, comece a fazer sua flor pelas bordas externas, colocando-as no círculo de feltro que você recortou. Comece a fixar a tira de tecido recolhida em torno do contorno do círculo (e coloque agulhas para segurá-las, se necessário).

Em seguida, comece a costurar cada tira diretamente ao círculo, costurando logo acima da linha de costura, deixando seu trabalho bem-acabado.

Continue fazendo isso ao redor do círculo, ajustando a tira conforme você for costurando, fazendo pequenos ajustes cada vez mais para dentro de forma circular, preenchendo toda a flor. Quando a primeira tira acabar, passe para a próxima tira e continue seu trabalho.

Por fim, corte o tecido de dentro que sobrou e também ajuste sobras das bordas para nivelar cada camada da flor. Para fazer o centro da flor, pegue um pouco mais de tecido e faça um nó. Em seguida, coloque as extremidades do nó embaixo e coloque o nó no centro da flor.

Para colar, você pode colocar uma fita adesiva se você for utilizar sua flor de tecido apenas como uma decoração temporária. Caso esse não seja o seu objetivo, cole o nó e sua extremidades com cola de tecido, ou ainda use uma agulha e uma rosca para prender o nó no meio, mantendo o fio escondido na parte de trás.

Está pronto! Agora você pode usar essas flores para serem colocadas em roupas, bolsas, chinelos, chaveiros, pode colocar um elástico para que elas sejam lindas tiaras, ou o que mais sua imaginação permitir!

Flores de tecido (Utilizando feltro)

Para fazer esse outro modelo muito bonito de flores de tecido você vai precisar de feltro nas cores que desejar, tesoura e cola de artesanato.

Mais fácil de se montar do que a primeira flor, dessa vez você não irá precisar de máquina de costura ou mesmo de habilidades de costura em geral.

Para fazer essas flores de tecido você deverá começar recortando o feltro nos seguintes moldes:

  • 4 unidades de círculos (para quatro flores)
  • 16 unidades de pentágonos de tamanho G
  • 12 unidades de pentágonos de tamanho M
  • 8 unidades de pentágonos de tamanho P

Recorte todos esses moldes e separe-os.

Agora, para fazer as pétalas de sua flor de tecido, você deverá pegar os pentágonos recortados e juntar suas duas pontas inferiores, colando-as exatamente no meio inferior como mostra a figura abaixo. Assim, quando acabar você terá pétalas nos tamanhos P, M e G para montar sua flor de tecido.

Agora, pegue suas pétalas de flor de tecido, e vá colando das maiores para as menores em seus círculos já recortados. Cole com cola de artesanato ou cola quente uma por uma e vá formando sua flor. Por fim, pegue alguns pequenos círculos de feltro para o meio da flor e recorte-os de forma que fiquem virados para cima. Cole o centro desse pequeno círculo de feltro no meio da flor e está pronto!

Essa flor de feltro é linda e super fácil de fazer, e você pode utilizá-la para decorar bolsas, objetos e até mesmo para fazer lindas tiaras infantis. Escolha e mescle cores se não quiser fazer flores totalmente amarelas e use sua criatividade!

Deixe seu comentário!